A associação que assiste crianças com câncer, em parceria com o Hospital Santa Marcelina, realiza ação de conscientização ao diagnóstico do Retinoblastoma
Comemorado em 18 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma foi instituído pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) para educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância.
Para lembrar a data, a TUCCA realiza uma série de ações no dia 18. Uma delas é o apagão das luzes de importantes monumentos em várias cidades do Brasil para lembrar a importância da visão na vida do ser humano. Com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal ficará apagado por 10 minutos a partir das 19h30.
O Theatro Municipal é um dos principais pontos turísticos da cidade, fica localizado no Centro Histórico e é conhecido por sua intensa atividade artística de excelência e pela suntuosa iluminação. A iniciativa de apagar as luzes do teatro por meio da parceria com a prefeitura enaltece a importância de ficar atento a saúde do olho da criança.
O oncologista pediátrico, diretor do departamento de oncologia pediátrica do Hospital Santa Marcelina e presidente da TUCCA, Sidnei Epelman, explica porque o diagnóstico precoce desse tumor é fundamental. “É essencial detectar o quanto antes a doença, não só para que o câncer seja curado, mas também para preservar o olho e a visão da criança.”
O incentivo à adoção do teste do olhinho pelos pediatras é outra bandeira da campanha. O exame deve ser realizado periodicamente, uma vez que a doença é mais comum em crianças de 0 a 5 anos. O teste do olhinho é simples e pode levantar a suspeita da existência do tumor, algo a ser confirmado por um oftalmologista por meio do exame de fundo de olho. Em estágio avançado, o retinoblastoma muitas vezes é revelado em uma simples foto com flash, pois o olho afetado aparece com uma mancha branca, que é o reflexo tumor. Neste estágio, as chances de cura são menores.
Além do apagão dos monumentos, os Shopping Metrô Itaquera, Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, Shopping Aricanduva e no Conjunto Nacional, em São Paulo, a Associação e o departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, do qual a TUCCA é parceira, irão orientar a população a como reconhecer o retinoblastoma, fornecer informações sobre a doença e esclarecer as dúvidas que os pais tiverem sobre o assunto. Tudo de maneira gratuita.
Sobre a TUCCA
A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 17 anos de atividade, já assistiu mais de 2.500 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice até 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. A TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no que faz a diferença para oferecer o tratamento mais adequado e atingir os melhores resultados. Além do tratamento, atua também em pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais, e conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família desde o momento que chegam à TUCCA até que fiquem completamente bem.
Fonte: Age Imagem