Viajar de avião, normalmente, gera muitas dúvidas para quem está grávida e até para quem fará uma viagem acompanhada de uma gestante. Para ajudar as futuras mamães, preparamos algumas dicas importantes sobre o melhor período para viajar, alimentação durante o voo e o lugar ideal na aeronave para evitar o desconforto nessa fase tão importante para a mulher.
Para facilitar ainda mais o embarque, a companhia também elaborou um infográfico com os documentos e procedimentos necessários.
Qualquer gestante pode viajar de avião?
Desde que você não tenha complicação médica (como sangramento, diabetes e pressão alta), não esteja grávida de mais de um bebê e não tenha histórico de partos prematuros, em geral, não há problema em viajar de avião. Alguns médicos indicam como o período mais seguro entre o terceiro e o sétimo mês. Em muitos casos, na etapa final da gravidez, o voo só é permitido com a presença do médico. Para evitar problemas, consulte o seu ginecologista antes de viajar.
Como as grávidas devem fazer o check-in ?
-
No balcão, peça pelo atendimento preferencial
-
Grávidas com até 27 semanas de gestação (ou 25, no caso de gêmeos) não precisam apresentar atestado médico
-
Se a gravidez for de 28 a 35 semanas (ou de 26 a 31, no caso de gêmeos), a futura mamãe precisa preencher a Declaração de Responsabilidade fornecida pela companhia
-
No começo da 36ª semana até o fim da 37ª (ou início da 32ª até o fim da 37ª, no caso de gêmeos), a gestante deve apresentar atestado médico com validade de 30 dias
-
A partir de 38 semanas (para os dois tipos de gravidez), é permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade e com o acompanhamento de um médico obstetra
Como ficar mais confortável durante o voo?
Reserve o assento no meio do avião, perto da asa, onde a estabilidade durante o voo é maior. Você também pode escolher um lugar no corredor, porque facilita as frequentes idas ao banheiro. Aliás, evite ficar sentada por muito tempo, para não ter inchaços nos pés e cãibras. Tente andar de hora em hora. Procure sempre esticar as pernas, trabalhando os músculos da panturrilha.
E os cuidados com a alimentação?
Antes da viagem, evite alimentos que provocam gases, porque em altitudes elevadas eles se expandem e causam incômodo. Também não tome bebidas com ação diurética (aquelas que dão mais vontade de fazer xixi), como café, chá e refrigerantes. Durante o voo, nada de ficar sem comer – isso pode aumentar o enjoo e a tontura. Melhor ter na mala de mão barras de cereal, frutas secas ou bolachas integrais, assim como uma garrafa de água, para evitar a desidratação.
Fonte: GOL Linhas Aéreas Inteligentes