Você sabia que grávidas e lactantes não podem fazer mamografia

 

Ultrassom e ressonância são algumas alternativas para avaliar a saúde das mamas

Gestantes e mulheres que estão na fase de amamentação não podem se submeter ao exame de mamografia. A principal causa da proibição, de acordo com o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, “é a compressão da mama, que estará maior e mais dolorida nesses períodos”.

 

Para avaliar a saúde mamária e detectar possíveis doenças, como o câncer de mama, os mais indicados, segundo Guimarães, são o ultrassom e a ressonância.

 

“Durante o período de gestação e amamentação não é indicada a realização da mamografia. Existem outros exames que podem ser feitos, como o ultrassom de mamas e até a ressonância nuclear magnética de mamas”, ressalta o médico.

 

De acordo com o ginecologista, a mamografia deve ser feita aos 35 anos e, se não houver fator de risco, repetida anualmente a partir dos 40 anos. Já o autoexame deve ser realizado mensalmente, 3 a 5 dias após a menstruação ou em data definida pela mulher, se ela não menstrua ou está grávida.

Fonte: Dr. Alberto Guimarães, ginecologista e obstetra – Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), atualmente exerce o cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo para o Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana e encabeça a criação do Programa Parto Sem Medo, um novo modelo de assistência à parturiente onde enfatiza que o parto é um evento de máxima feminilidade e a mulher e o bebê devem ser os protagonistas.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?