Você sabia que o leite empedrado não impede a amamentação?

maio

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas mães no início da amamentação é o leite “empedrado” que deixam as mamas duras e causam dores que dificultam a amamentação. Esse é um problema temporário, mas que deve ser solucionado para não haver complicações mais graves ou até mesmo o desmame precoce.

O empedramento acontece por um simples motivo: a mulher, no início da amamentação, produz mais leite do que o bebê precisa. Essa sobra de leite pode endurecer criando nódulos, prejudicando mamãe e bebê.

Para conseguir minimizar o problema, o primeiro passo é amamentar em livre demanda, isto é: amamentar a hora que o bebê estiver com fome. Não é de três em três horas nem de duas em duas. É a hora em que o pequeno tiver vontade, desde que o intervalo não seja superior a três horas ou mais.

Outra dica dos especialistas em amamentação é a massagem seguida da ordenha manual, ou seja, retirar o leite das mamas com a própria mão. A massagem deve ser feita em movimentos circulares com as pontas dos dedos indicador e médio sempre do bico para a base, procurando os nódulos e mantendo a outra mão como apoio. Depois com os dedos indicador e polegar, em forma de “C”, no final da região areolar (e não no bico) realizar movimentos rítmicos para a saída do leite.

Já em relação às compressas elas devem ser feitas com água fria e os banhos com água em temperatura entre morna e fria. Por fim, além de todas estas informações, a dica mais importante diante da suspeita de leite empedrado é procurar o médico ou uma enfermeira especializada em aleitamento materno para ajudá-la neste momento que pode ser complicado para a amamentação, mas não um impeditivo.

A Sempre Materna acredita na importância da amamentação e por isso indica a pomada Millar, produto à base de lanolina anidra pura, que previne e trata as fissuras mamárias, protegendo a mama no período pré-natal e durante a lactação. Millar não é tóxico para a mãe e nem para o bebê, e por isso não precisa ser retirado da mama antes do aleitamento. Invista na preparação e cuidados com a mama. Não deixe que nada, nem ninguém interfiram nesse momento mágico e único que fará com que seu bebê se sinta amado e seguro.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá, como a SM pode te ajudar?