Sempre Materna

Voltado para primeira infância, “HumAnimal” estimula os sentidos e a percepção dos pequenos espectadores

Humanimal

Espetáculo de teatro, dança e manipulação de objetos explora o universo das brincadeiras infantis

 

Diversos estudos apontam que a primeira infância é um período determinante para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas de uma criança. Já nos primeiros meses de vida, o contato com o teatro atua como um importante estímulo e traz muitos benefícios. Pensando nisso, a Baluarte Cultura, em parceria com o grupo de teatro Circo da Silva, apresentará durante o mês de agosto, em dez EDIs (Espaço de Desenvolvimento Infantil) e creches municipais do Rio de Janeiro, o espetáculo infantil “HumAnimal”. O projeto tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Além das apresentações, serão realizadas oficinas educativas com a arte-educadora Paula Preiss, idealizadora da peça, direcionada aos educadores, cuidadores e familiares. A proposta é transmitir a metodologia trabalhada no espetáculo para que esta possa ser replicada com as crianças. O projeto também inclui um kit de figurinos e adereços, para que o público possa produzir em casa, a partir de materiais reciclados, e um DVD com cartilha educativa, clipes musicais, brincadeiras e exercícios artísticos.

 

Voltada para bebês e crianças pequenas, “HumAnimal traz as performers Fernanda Marques e Isabel Abrantes, que transitam pela fina fronteira entre o ser humano e o animal, conduzidas pelo universo musical. As apresentações acontecerão, entre os dias 5 e 31/08, nas regiões de Guaratiba, Senador Camará, Freguesia, Cosmos, Paciência, Cidade de Deus, Campo Grande e Realengo.

 

Com mais de 100 apresentações no Brasil, Chile, Peru, Colômbia, México e Argentina e já tendo impactado diretamente mais de 25.000 pessoas, a peça se inicia com duas bolinhas. A partir da imaginação do público e o movimento de corpo das atrizes, elas se transformam nos mais diversos animais: Joaninha, tartaruga, elefante, sapo, lesma, cavalo, touro, avestruz… Os personagens interagem e reagem, levando o público a uma viagem ao mundo animal, cheia de imagens e sons.

 

Conduzidas pela trilha da música incidental da banda Songoro Cosongo, o espetáculo lembra desenhos de animação de massinha pelas constantes mudanças de formas. Sem fala, a viagem ao mundo animal é cheia de imagens e sons, deixando quem assiste curioso para saber qual será o próximo bicho.

 

“Focada para bebês de oito meses até crianças de sete anos, a montagem instiga as formas de locomoção, brinca utilizando os apoios corporais e desperta a curiosidade sobre o comportamento dos animais. A criança assiste os objetos de cena tomando outras formas até se revelar em um bicho e vai absorvendo todas as etapas. Assim, a adivinhação é estimulada o tempo todo, num ritmo de brincadeira e aprendizado que nunca para nesse mágico universo infantil”, explica a diretora Paula Preiss.

 

Fonte: Baluarte Cultura – RPM Comunicação

Fotos Créditos: Cristian Beltran